Fabricantes - O que se deve saber...
Antes de tudo,a sigla MR ou mr é usada por parqueiros (nome dado à fans de parques de diversão) para abreviar a palavra Montanha Russa.
Algumas explicações básicas à saber sobre os principais fabricantes de montanhas russas de todo o mundo,o que todo verdadeiro fan deve saber:
*B&M - Abreviação de Bolliger & Mabillard. (Suiça)-Claude Bolliger e Walter Mabillard trabalhavam juntos para a Intamin (outra fábrica), na Suíça e fundaram a sua própria empresa, a B&M, no início da década de 90. Em 10 anos construíram mais de 30 montanhas russas, o que é um récorde! Fizeram MR's como a Medusa, a Dragon Khan, a Ragging Bull, a Nitro e inventaram a MR invertida, ao construirem em 93 a Batman: The Ride, no Six Flags Over Georgia, se nao me engano.Ao longo desses poucos anos, se consagraram como a melhor empresa de montanhas russas do mundo e, para comprar uma MR 0km deles, além de desembolsar, pelo menos 15 milhões de dólares, o parque precisa entrar numa fila de espera de, pelo menos, um ano. A B&M não fabrica as peças. Apenas faz o projeto e outra fábrica os constrói. Antes, a Giovanolla era a responsável pela construção. Depois do seu fechamento em 2001 ou 2002 (nao lembro ao certo), não sei quem assumiu essa função.
*Intamin (Suiça)-A Intamin é, na verdade, um contratante. Os caras não constroem nada, apenas encomendam o projeto de alguem e contratam uma empresa (antigamente era a Giovanolla) para construir as partes. E então contratam uma empresa para fazer a montagem. A Intamin é também a inventora dos free-falls. Tanto os mais antigos, como a Torre do Terror do BCW (Beto Carrero World), como os mais modernos, como a Big Tower (BCW) e a Tower of Terror, da Austrália.
No Brasil temos a MR do Mundo da Xuxa, a Vurang, o Cabhum, a Big Tower, a Torre do Terror, a Tour Eiffel, o Rio Bravo, o Corredeiras e mais uns poucos rides da Intamin. Outro ride deles que não pode deixar de ser lembrado é a Monte Makaya, do TE (Terra Encantada), que foi récorde mundial quando abril, sendo a primeira MR do mundo com 8 inversões. Antes as maiores tinham apenas 7.
*Vekoma (Holanda)-A Vekoma é a Volks Wagen das MRs. É a mais popular das fábricas, no sentido de número de MRs vendidas. A Vekoma, no final da década de 70 começou a produzir MRs em série, como se fossem carros. Elas já vinham com a estação pronta e com uma grade e aço que servia como base. Dessa forma, elas eram consideradas MRs portáteis, já que não exigiam a construção de uma fundação nem deestação. Era só comprar e montar. Nessa onda surgiram a Whirlwind (finado Tivly Park), a Boomerang (Playcenter) e até MRs maiores como a Corkscrew with Bayern Curve (Star World Mountain - BCW). Volta e meia a Vekoma lança alguma MR-Conceito. Como foi essas produzidas em série, ou a BikeCoaster e a Tilt Coaster. A Vekoma inventou a Flying Coaster, no final dos anos 90, quando construiu a Steath, do Paramount Kings Dominion (ou teria sido no Kings Island?) A Vekoma construiu quase todos os brinquedos da Disney.
*Arrow Dynamics (EUA)-A Arrow surgiu na primeira metade do século 20. Ganhou destaque ao dar uma contribuição fundamental à indústria: A arrow inventou a MR com trilhos de aço tubular. Assim, na década de 50, foi inaugurada, junto com a Disneylândia, a primeira MR com trilhos como a gente conhece hoje. Isso permitiu toda uma revolução nos percursos e manobras das MRs. Infelizmente, com o passar dos anos, a Arrow não conseguiu acompanhar a evolução dos tempos. Acabou fechando e sendo vendida para a S&S Power.
S&S Power (EUA)A S&S Power é uma indústria mais ou menos recente. Explodiu no mercado na segunda metade dos anos 90 com a popularização dos Turbo Drops, iguais ao que tem no Playcenter. Com o sucesso garantido, a S&S decidiu usar a mesma tecnologia dos Turbo Drops para fazer lançamento de MRs. E conseguiram fazer, logo na virada do milenio, a MR mais rápida do mundo, a Dodonpa, no Japão.
*Schwarzkopf (Alemanha)-Anton Schwarkopf foi um dos mais inventivos engenheiros que o mundo já viu. Revolucionou o mundo com MRs diferentes, com manobras esquisitas, compactas e rápidas. Entre as suas criações, destacam-se MR's como a Jet Star (Tornado, do Playcenter) e a Looping Star do Playcenter. Não se pode deixar de falar de MR's como a antiga Colossus, do PLaycenter, que podia ser montada com 1 ou 2 loopings (caso do Playcenter / atual Dorney) e com uma trackway curve, onde no helix final temos não somente um helix down, mas sim um helix down, um helix up e outro helix down (caso do Lagoon). Isso mesmo, uma MR reversível! E pelo que sabemos, há somente essas 2 no mundo!Também foi a partir de Schwarzkopf a criação da primeira MR com Looping Vertical em trilhos de aço de base cilíndrica no mundo, não foi a toa que ela se chamou "Great American Revolution" em sua inauguração em 1976, no Six Flags Magic Mountain, embora tenha sido encomendada pela Intamin (veja tabela abaixo).Para nossa tristeza, Anton Schwarzkopf faleceu em julho de 2001.
*Werner Stengel (Alemanha)-Werner Stengel é um conslultor e projetista. Projetou dezenas de MRs, muitas pra Intamin e algumas pra B&M. Entre seus projetos mais famosos para os brasileiros, estão: Medusa (Six Flags Great Adventure), Monte Makaya (Terra Encantada), Katapul (Hopi Hari), Tornado (ex-Playcenter, atual BCW) e a Kingda Ka (great Adventure)
*Zamperla e Pinfari (Itália)-O passado dessas empresas é meio obscuro. Há suspeita de que elas já tenham trabalhado juntas em algum momento da história. São empresas quase gêmeas. Fabricam atrações mais voltadas para parques móveis, principalmente montanhas russas. A Zamperla se destaca por atrações como o Evolution (Também fabricado pela Vekoma) e a Pinfari se destaca pelas MRs. A grande maioria dessas MRs de parque móvel são da Pinfari. A Pinfari tem uma MR muito famosa no Brasil e, até onde se sabe, a única modelo Z64 do mundo, quem não se lembra da Super Jet do Playcenter? Ela foi vendida ao parque móvel Millennium Park e podemos encontrá-la pelas cidades onde o Millennium passa! A Pinfari também lançou a sua obra-prima em 2001, chamada Xpress. A primeira MR invertida para parque móvel do mundo. Até onde eu sei, foram fabricadas apenas 2 delas, sendo que a primeira veio para o Brasil, para um parque móvel chamado Moreno's Park. É uma MR excelente, mas, infelizmente, a Pinfari fechou as portas logo depois de lançá-la. A Zamperla continua indo de vento em popa e, com certeza, a grande maioria dos Brasileiros ja andou nas suas famosas Dragon.
*Três Eixos e Sul Park-São duas empresas brasileiras, ambas baseadas em Caxias do Sul (RS). Elas fabricam Crazy Dances, Arca Dances, Bate-Bate, já fizeram rotores e interprises no passado e são muito conhecidas pelas Happy Mountains ou Brucomelas. Happy Mountain e Brucomela são MRs identidas, que tem nomes diferentes pq sao feitas por fabricas diferentes, mas vc, com certeza, ja viu uma..rs
*Togo-é uma empresa japonesa, muitio popular na Ásia inteira. Ficou muito famosa nos EUA por causa da Viper (Six Flags Great Adventure) e da King Cobra (stand up do Paramount Kings Island). Mas algumas de suas MRs, como a Viper, machucam muito, muito mesmo o pescoço, por isso algumas pessoas brincam dizendo que TOGO é abreviação de 'Tried Once, Got Off' (Experimentou uma vez e foi embora).
Fonte:Clube Brasileiro de Montanhas Russas (CBMR) - www.cbmr.com.br
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário